Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda

  • Por Jovem Pan
  • 10/02/2020 06h35
Marcelo Camargo/Agência BrasilNeste sábado (15), acontece o Dia D -- quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso da população

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março. No Estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, pretendem alcançar crianças e jovens — de 5 a 19 anos — que ainda não estão imunizados contra a doença.

A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, rubéola e caxumba e é contraindicada para bebês com menos de 6 meses, gestantes e pessoas que possuem o sistema imunológico enfraquecido. A dose zero deve ser aplicada em crianças entre 6 e 11 meses e a primeira dose deve ser aos 12 meses de vida.

Aos 15 meses, é necessário um reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra a varicela. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria das pessoas nascidas antes de 1960 já tiveram contato com a doença na infância e estão protegidas por toda a vida.

Neste sábado (15), acontece o Dia D — quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso da população. Uma segunda fase da Campanha está prevista para acontecer em novembro, para pessoas de 30 a 60 anos.

Febre amarela

Os postos do Estado de São Paulo também aplicarão vacina contra febre amarela em quem ainda não está imunizado. Se necessário, a dose poderá ser aplicada simultaneamente com a tríplice viral em pessoas a partir de 2 anos de idade.

A vacina contra febre amarela leva dez dias para garantir a proteção efetiva e é fundamental para pessoas que vão circular, por exemplo, em áreas verdes no Carnaval.

Neste ano, ainda não há casos de febre amarela confirmados no Brasil.

*Com informações da repórter Letícia Santini