Campanha de vacinação contra pólio e sarampo começa no dia 06; Ministério quer vacinar 11 milhões
O Ministério da Saúde pretende vacinar em agosto mais de 11 milhões de crianças contra a paralisia infantil e sarampo. Todas as crianças de 1 ano até 5 anos incompletos deverão ser imunizadas – até mesmo aquelas que já tomaram as vacinas.
A campanha começa no dia 06 de agosto e vai até o final do mês. O dia D de mobilização será no próximo dia 18 quando mais de 36 mil postos de saúde estarão abertos em todo o país.
Segundo o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o sinal de alerta foi dado quando o governo começou a constatar queda na chamada cobertura vacinal.
Já existem surtos de sarampo em Roraima e Manaus por conta da imigração de venezuelanos com mais de 800 casos. Segundo a coordenadora do programa de imunizações, Carla Domingues, exatamente porque as pessoas não estão se vacinando de maneira adequada.
A presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, Isabela Ballalai, avaliou que a responsabilidade é de todos, inclusive da classe médica brasileira. O problema é que há profissionais que desaconselham a vacinação.
No caso da paralisia infantil, o Brasil não registra casos novos desde 1989, exatamente por conta da intensificação da vacinação. Por isso o entendimento é que é preciso evitar agora o retorno da doença. O Governo admite que existe um movimento de não vacinação, e ressalta que isso é muito perigoso.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.