Campanha de vacinação contra sarampo e febre amarela começa nesta segunda em SP

  • Por Jovem Pan
  • 10/06/2019 07h07
Valdecir Galor/SMCSNo dia 29 de junho também acontece o dia D da campanha

Começa nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra febre amarela, sarampo, rubéola e caxumba em todo o território paulista. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que atualmente é de 71,6% em São Paulo. No dia 29 de junho, também ocorrerá o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão também no sábado, das 8h às 17h.

A imunização é a principal forma de proteger a população contra as doenças.  A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, Regiane de Paula aponta que a vacina é a forma mais adequada de proteção.

“É muito importante que a população procure uma única básica na capital mais próxima da sua casa e vacine-se. Lembrando que vacinar é a melhor forma de se proteger”, explica.

Todo o território já tem recomendação da vacinação contra a febre amarela, devido à circulação do vírus silvestre. Nos dois últimos anos, 2017 e 2018, mais de 21 milhões de pessoas foram vacinadas no estado. Já sobre o sarampo, em 2019, até o momento, São Paulo registrou 51 casos confirmados, com o mesmo vírus que circula na Europa e Índia.

A medida foi definida com Ministério da Saúde e Prefeitura de São Paulo, considerando que a capital é um grande ponto de chegada e saída de viajantes de todo o mundo.

*Com informações do repórter Daniel Lian