Centrão ameaça paralisar o Governo contra intenção de emissão de títulos do Tesouro

A equipe econômica está diante de praticar pedaladas fiscais

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2019 06h56
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilPela regra de ouro, o Governo não pode se endividar em emissão de títulos para pagar despesas correntes

Integrantes do Centrão na Câmara ameaçam paralisar o Governo. A equipe econômica está diante de praticar pedaladas fiscais – as irregularidades que serviram de base para o impeachment de Dilma Rousseff – ao receber a autorização do Congresso para a emissão de títulos do Tesouro: R$ 248 bilhões.

Pela regra de ouro, o Governo não pode se endividar em emissão de títulos para pagar despesas correntes. Sem a autorização do Congresso, o Governo não terá recursos para pagar Benefícios de Prestação Continuada e despesas com pessoal e Previdência.

O relator desta autorização, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), é contra e sugeriu que o Governo lance mão das reservas internacionais em dólares e o superávit do Banco Central para suprir esta demanda. O Governo quer a autorização e será um debate duro para o Congresso.

O presidente Jair Bolsonaro disse que enquanto a reforma da Previdência não vem, é preciso organizar o Orçamento.

A autorização está na Comissão Mista de Orçamento e, para ganhar tal aval, o Governo terá de lutar pela aprovação no Congresso.

*Informações do repórter José Maria Trindade