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Conflitos entre moradores de condomínios aumentam 200% durante a pandemia

Índice da FGV é usado como base dos contratos de alugueis, companhias telefônicas, distribuidoras de energia, entre outros setores

Desde que se mudou para um condomínio na Zona Sul de São Paulo, há dois anos, a doula Flávia Arone tem enfrentado problemas com a moradora do apartamento de cima por causa de barulho.  Com a pandemia do coronavírus, a situação só piorou. A Flávia até tentou conversar com a vizinha, mas não adiantou:  “Depois de algumas ligações mal educadas e resolvi procurar a portaria para essa mediação. Na pandemia, por exemplo, que a gente evita usar os calçados dentro de casa e muitos moradores deixam os sapatos no tapete de entrada, os meus acabaram destruídos.”  O número de reclamações entre vizinhos de condomínios triplicou desde o início da quarentena, em março.

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Em São Paulo, dados da Associação de Bens Imóveis e Condomínios apontam uma alta ainda maior para o período: as reclamações cresceram em 200%. O principal motivo é o barulho nos apartamentos, principalmente em relação a obras. A especialista em Direito Condominial, Maria Lúcia Robalo, conta os passos que podem ser seguidos na tentativa de resolução do problema: “O incomodado é que tem que procurar a Justiça. A pessoa normalmente faz uma notificação e  for algo que atinja muitos moradores pode acabar recebendo uma multa.”

Conflitos que não conseguem ser resolvidos e viram ação judicial acabam parando na justiça: só em 2019, 77 milhões de processos terminaram o ano em tramitação.  Nesses momentos, buscar ajuda externa para o diálogo pode ser uma solução. A mediadora Maria Antonieta Prado diz que busca pontos em comum para viabilizar a melhor solução:  “O cerne do problema pode não ser só esse, pode envolver outros fatores, como modo de vida das pessoas, os hábitos e vamos analisar para criar um cenário que seja propício para a construção de soluções.” No caso da Flávia Arone, ainda não foi preciso contratar ajuda externa: após orientações do síndico, ela tenta resolver a questão internamente.

*Com informações da repórter Nanny Cox.

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