Consumidor brasileiro está otimista e pretende gastar mais, e via mobile, neste ano

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2018 10h09 - Atualizado em 04/04/2018 10h09
PixabayA pesquisa anual sobre varejo também mostra dados sobre o uso de plataformas mobile para fazer compras

A crise econômica brasileira mostra estar passando. Pelo menos na opinião dos consumidores brasileiros ouvidos pela pesquisa Global Consumer Insights 2018 da PWC.

Segundo o estudo, os consumidores estão otimistas em relação aos seus gastos pessoais para este ano, como explica Alexandre Cassiano Horta, diretor de retail e consumo da PWC.

A pesquisa anual sobre varejo também mostra dados sobre o uso de plataformas mobile para fazer compras.

Alexandre Cassiano Horta, diretor da PWC, explicou que essa é uma onda crescente nos últimos anos.

O estudo mostra que 41% dos consumidores já realizam compras via smartphones e 30% por tablets. Isso demonstra um crescimento considerável se olharmos para cinco anos atrás, quando apenas 15% e 20% dos consumidores, respectivamente, afirmaram utilizar estes canais para compras.

Mas as lojas físicas também tem o que comemorar, segundo a PWC. Os dados coletados pela pesquisa mostram, ainda, crescimento também nas vendas das lojas físicas.

É a primeira reação, desde 2013, com 61% dos entrevistados afirmando realizar compras presencialmente. No ano passado, a modalidade foi utilizada por 55% dos consumidores.

A pesquisa Global Consumer Insights 2018 ouviu 22 mil pessoas em 27 países, sendo 1.000 delas no Brasil.

*Informações do repórter Fernando Martins