Consumidor brasileiro está otimista e pretende gastar mais, e via mobile, neste ano
A crise econômica brasileira mostra estar passando. Pelo menos na opinião dos consumidores brasileiros ouvidos pela pesquisa Global Consumer Insights 2018 da PWC.
Segundo o estudo, os consumidores estão otimistas em relação aos seus gastos pessoais para este ano, como explica Alexandre Cassiano Horta, diretor de retail e consumo da PWC.
A pesquisa anual sobre varejo também mostra dados sobre o uso de plataformas mobile para fazer compras.
Alexandre Cassiano Horta, diretor da PWC, explicou que essa é uma onda crescente nos últimos anos.
O estudo mostra que 41% dos consumidores já realizam compras via smartphones e 30% por tablets. Isso demonstra um crescimento considerável se olharmos para cinco anos atrás, quando apenas 15% e 20% dos consumidores, respectivamente, afirmaram utilizar estes canais para compras.
Mas as lojas físicas também tem o que comemorar, segundo a PWC. Os dados coletados pela pesquisa mostram, ainda, crescimento também nas vendas das lojas físicas.
É a primeira reação, desde 2013, com 61% dos entrevistados afirmando realizar compras presencialmente. No ano passado, a modalidade foi utilizada por 55% dos consumidores.
A pesquisa Global Consumer Insights 2018 ouviu 22 mil pessoas em 27 países, sendo 1.000 delas no Brasil.
*Informações do repórter Fernando Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.