CPI das Universidades terá primeira reunião nesta quarta (24) na Alesp

USP, UNESP e UNICAMP recebem mais de 9% da arrecadação do ICMS do Estado

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2019 09h05
Divulgação Divulgação A CPI apresentada pelo pelo deputado Wellington Moura (PRB), vice-líder do governo, quer apurar a utilização do repasse de verbas públicas para as instituições

A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará irregularidades na gestão das universidades públicas acontece nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa de São Paulo. No encontro, serão eleitos o presidente e vice-presidente da comissão, que já possui membros efetivos.

A CPI apresentada pelo pelo deputado Wellington Moura (PRB), vice-líder do governo, quer apurar a utilização do repasse de verbas públicas para as instituições.

USP, UNESP e UNICAMP recebem mais de 9% da arrecadação do ICMS do Estado. As universidades têm autonomia para gerir os recursos.

Em nota, o Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, afirmou que as contas das três universidades públicas são auditadas pelo Tribunal de Contas do Estado e espera que a CPI sirva para mostrar o papel de protagonismo que possuem as instituições.

Nesta terça-feira, a um dia do início da CPI, a deputada estadual Beth Sahão (PT) entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça de São Paulo, pedindo a suspensão da comissão. A deputada justifica que não há fatos certos e determinados a serem investigados e, portanto, não haveria razão para abertura de CPI.

O início da primeira reunião da CPI das universidades está previsto para as 14h30.

*Informações da repórter Victoria Abel

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.