Deputados criticam atuação do governo na educação e ministro Abraham Weintraub

No Quinto Congresso Nacional do MBL, parlamentares defenderam o ensino do empreendedorismo nas escolas

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2019 09h07
Felipe Rau/Estadão ConteúdoEles também pediram menos interferência do Estado no sistema educacional

Parlamentares da ala liberal da Câmara debateram, nesta sexta-feira (15), durante o Quinto Congresso Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), em São Paulo, o empreendedorismo ligado ao ensino, além de criticar a atuação do governo na educação. Eles também pediram menos interferência do Estado no sistema educacional.

O deputado federal Vinicius Poit (Novo) repreendeu a postura do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e do presidente da República, Jair Bolsonaro. “Saiu um ministro que não falava português e entrou um que pode ser inteligente ou não, mas é um cavalo na hora de lidar com as pessoas e com os parlamentares. Olha as coisas que esse cara fala. Se precisar tirar ele que tire e coloque outro, não dá para ter educação no Brasil se o ministro não é educado, se o presidente da República não tem educação”, afirmou.

Os parlamentares mencionaram o sistema de ensino norte-americano, onde cada bairro é responsável pelo colégio da região. O deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) defendeu a transferência de atribuições para a comunidade local, como a criação do próprio currículo escolar.

“A gente não vai avançar para um modelo onde apareçam os Bill Gates da vida se a gente continuar com essa imposição dos currículos fechados, se a gente tiver essa imposição de uma política que ultrapassa a decisão da população. Por isso, passa a construção de uma federação brasileira e não de um estado unitário como a gente tem, que só promove desigualdades e evidentemente um sistema educacional que avançou, mas do zero a gente saiu um pouquinho, continua muito ruim”, comentou.

Os deputados reforçaram, ainda, a importância de inserir o ensino do empreendedorismo nas escolas brasileiras. Para eles, isso pode ser feito como uma disciplina a parte ou como um conceito dentro das matérias.

* Com informações da repórter Nanny Cox