Diretor de Inteligência dos EUA: Coreia do Norte não abandonará armas nucleares e EI não foi derrotado

  • Por Jovem Pan
  • 30/01/2019 07h06 - Atualizado em 30/01/2019 10h14
EFE EFE Dan Coats também questionou a tese de Trump de que o Estado Islâmico foi derrotado, argumento no qual o presidente baseou sua decisão de retirar as tropas americanas da Síria

Durante uma audiência no Senado norte-americano, o diretor de Inteligência, Dan Coats, contradisse o presidente Donald Trump sobre as principais ameaças globais aos Estados Unidos.

Primeiro ele afirmou que é pouco provável que a Coreia do Norte vai abandonar todas suas armas nucleares, dando a entender que o próximo encontro entre Trump com Kim Jong-un não mudará muita coisa. Depois ele disse que o Irã não está aprimorando seu programa nuclear para produzir uma bomba atômica, mas que o país continua a patrocinar terrorismo na Europa e no Oriente Médio, apoiando grupos no Iêmen e milícias xiitas no Iraque.

As duas análises contradizem diretamente dois princípios fundamentais da política externa do presidente americano.

Dan Coats também questionou a tese de Trump de que o Estado Islâmico foi derrotado, argumento no qual o presidente baseou sua decisão de retirar as tropas americanas da Síria. Segundo o relatório Avaliação de Ameaça Mundial apresentado pelo diretor ao Congresso, o EI ainda controla milhares de combatentes no Iraque e na Síria.

Somando todas as avaliações, o relatório pinta um quadro de ameaças amplamente diferente das que são expostas por Trump.

De acordo com o diretor de Inteligência dos EUA, a Rússia surge como uma ameaça imediata e a China, a longo prazo.

No final de fevereiro, Donald Trump tem uma reunião marcada com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para uma segunda rodada de negociações sobre seu programa de armas nucleares. Segundo Dan Coats, é improvável que a Coreia do Norte desista completamente de suas armas nucleares e sua capacidade de produção.

*Informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.