Dono da Alibaba defende jornada de 12h de trabalho por semana

Jack Ma havia dito há alguns meses que funcionários deveriam trabalhar 12h por dia

  • Por Nicole Fusco
  • 31/08/2019 11h09 - Atualizado em 31/08/2019 11h49
DivulgaçãoNa opinião do bilionário, as pessoas deveriam trabalhar quatro horas por dias, três vezes por semana, "para curtir a vida"

O bilionário e dono da gigante de comércio eletrônico Alibaba, Jack Ma, defendeu nesta sexta-feira (30), que os funcionários devem trabalhar menos. Alguns meses atrás, ele havia argumentado que era positivo trabalhar doze horas por dia. No entanto, agora enxerga um futuro no qual as pessoas trabalharão doze horas por semana.

Segundo ele, isso será possível graças aos avanços tecnológicos. Na opinião do bilionário, as pessoas deveriam trabalhar quatro horas por dias, três vezes por semana, “para curtir a vida e a sua humanidade”.

Em declarações feitas há alguns meses, Ma defendia o modelo trabalho “nove, nove, meia”. Sob esse regime, os funcionários deveriam trabalhar das 9h às 21h, seis dias por semana. De acordo com ele, a oportunidade de trabalhar uma jornada como essa “era uma bênção”. Para Ma, a economia chinesa perderia sua vitalidade e ímpeto se não tivesse esse tipo de cultura de trabalho.

As declarações a favor de uma jornada mais reduzida de trabalho ocorreram durante um evento com Elon Musk, o bilionário fundador da Tesla. O encontro aconteceu em Xangai, na China, onde a Tesla está construindo uma fábrica de veículos elétricos.

* Com informações da repórter Nicole Fusco