Eleições 2018: TV ainda é o veículo de maior credibilidade entre os brasileiros, aponta pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2018 07h14
Arquivo/Valter Campanato/ABr televisão 67% escolhem seu candidato pela TV; 40% dos que responderam a essa pesquisa usam a internet para formar opinião

O poder da internet nas eleições de 2018 questionou todas as certezas que se tinha até aqui da hegemonia da televisão.

Em muitos casos não houve um paralelo entre os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto com os que mais tinham tempo de TV. Mesmo assim, as dúvidas quanto à autenticidade das informações que são trocadas ainda é o fiel da balança entre os dois veículos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas, que ouviu 800 pessoas maiores de idade, 67% escolhem seu candidato pela TV. 40% dos que responderam a essa pesquisa usam a internet para formar opinião.

Mas de todos que usam a internet para qualquer finalidade, 75% disseram que têm medo de se deixarem influenciar por alguma fake news.

Mesmo assim, 40% dos entrevistados admitiram que não checam as informações que recebem pelo WhatsApp ou pelo Facebook. Só 60% fazem isso. Mas, ainda assim, dentro desses 60%, 22% assumiram que só checam de vez em quando. Não é sempre.

Apesar de as eleições serem nesse fim de semana, ainda dá tempo de mudar isso. Três dias são suficientes para se informar bem antes de colocar tudo em risco em poucos segundos quando estiver em frente à urna.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações do repórter Caio Rocha

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.