Em 2030, 1 em cada 3 quilômetros rodados no mundo será feito em carros compartilhados

  • Por Jovem Pan
  • 05/02/2018 06h19
Marcelo Camargo/Agência BrasilSegundo estudo global da PWC sobre as perspectivas para a indústria automobilística, um em cada três quilômetros de tráfego serão rodados em veículos compartilhados no mundo até 2030

Como você faz seus trajetos atualmente? Seja de carro, ônibus ou outro meio, saiba que a tendência mundial é de mudança para os próximos anos.

Segundo estudo global da PWC sobre as perspectivas para a indústria automobilística, um em cada três quilômetros de tráfego serão rodados em veículos compartilhados no mundo até 2030. Isso ainda virá acompanhado de aumento significativo do uso de carros autônomos e elétricos.

Somente na Europa, para 2030, 55% dos veículos produzidos por lá devem ser elétricos.

Marcelo Cioffi, sócio da PWC e líder para o setor automotivo, explicou as diferenças de como a sociedade se deslocará em 2030: “esse veículo emergente em 2030 será eletrificado, autônomo, compartilhado, conectado e anualmente atualizado. E o uso do compartilhamento será muito maior. Em 2030 conseguimos prever que um a cada três quilômetros será compartilhado”.

E o tráfego de veículos também promete crescer. Na Europa e EUA, a expectativa é um acréscimo de 23% e 24%, respectivamente, na quilometragem média percorrida por cada indivíduo. Na China, a expansão esperada é de 183% nos quilômetros rodados individualmente.

No Brasil, Marcelo Cioffi disse que o comportamento também será afetado: “essa é tendência global”.

E, com isso, as tendências mostram que irão impactar as vendas do setor. Para a Europa, 24 milhões de carros devem entrar no mercado nos próximos doze anos. Nos EUA, seriam 22 milhões de novos veículos e, na China, 35 milhões de novas unidades até 2030, aumento de 30% em relação ao volume atual de carros vendidos no país.

*Informações do repórter Fernando Martins