Em visita ao Nordeste, Mourão reafirma que ‘Amazônia é brasileira’

  • Por Jovem Pan
  • 17/09/2019 06h45
Romério Cunha/VPRO presidente em exercício foi bastante aplaudido quando reafirmou o compromisso do Governo com a preservação da floresta

O vice-presidente, Hamilton Mourão, que estava como presidente em exercício até segunda-feira (16), cumpriu agenda no Nordeste. Ele passou o dia no Rio Grande do Norte e, além do encontro com a governadora do Estado, Fátima Bezerra, Mourão participou de Encontro Econômico Brasil Alemanha.

A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e, atualmente, existem quase 16 mil empresas alemãs no Brasil, por isso a avaliação é de que é preciso trabalhar para estreitar os laços comerciais. Mourão manteve conversas privadas com autoridades do país.

Depois da polêmica gerada pelas recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro envolvendo a questão da Amazônia e os atritos com o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente em exercício foi bastante aplaudido quando reafirmou o compromisso do Governo com a preservação da floresta. “Deixamos muito claro: A Amazônia é brasileira. E é responsabilidade de cada brasileiro protegê-la e preservá-la.”

Diante de ameaças de retaliações a produtos brasileiros, Mourão afirmou que o setor produtivo nacional também sabe que a questão da preservação da Amazônia é importante até na hora de conquistar novos mercados.

Hamilton Mourão admitiu que a economia brasileira não está em sintonia com seu tempo e as instituições ainda estão longe dos anseios da população. Ainda de acordo como vice-presidente, o Brasil precisa “mudar para conquistar seu lugar” e, para isso, é preciso restabelecer a confiança na economia brasileira, reequilibrando as contas públicas e investindo no aumento da produtividade.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin