Erdogan é reeleito presidente da Turquia em eleições antecipadas
Há 15 anos no poder, Recep Tayyip Erdogan foi reeleito presidente da Turquia neste domingo (24) e vai governar o país por mais cinco anos. Ele venceu com 53% dos votos.
Considerado o líder mais popular da história recente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan disse que não há como voltar atrás em relação aos avanços que ele e o partido conquistaram para a economia nos últimos anos.
No dia 16 desse mês, Erdogan também saiu vitorioso do referendo realizado no país onde foram aprovadas uma série de reformas para substituir o sistema parlamentarista pelo presidencialista, o que amplia ainda mais os poderes de Erdogan.
O presidente turco de 64 anos, é pai de quatro filhos, ex-vendedor ambulante e tinha o sonho de se tornar jogador de futebol antes de se lançar à política pelo movimento islamista.
Em seus comícios Erdogan emprega suas qualidades de orador, que em grande parte contribuíram para sua longevidade política, referindo-se a poemas nacionalistas e à religião para conquistar as multidões.
Em julho de 2016, o presidente turco enfrentou seu maior desafio e resistiu a uma tentativa de golpe dos militares que deixou 250 mortos. Em reação à tentativa de golpe, o governo turco demitiu 144 mil funcionários públicos e mais de 70 mil pessoas foram detidas.
*Informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.