Estoques de sangue estão abaixo de 70% em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 09/08/2019 06h45 - Atualizado em 09/08/2019 11h11
Tomaz Silva/Agência Brasil Tomaz Silva/Agência Brasil O baixo volume nos bancos de sangue podem comprometer o abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da Região Metropolitana de SP

A Fundação Pró-Sangue esta precisando de doadores de todos os tipos sanguíneos. Os estoques estão 70% abaixo do patamar indicado, o que pode comprometer o abastecimento de mais de 100 instituições de saúde pública da Região Metropolitana de São Paulo. As férias escolares e as baixas temperaturas contribuíram para a queda.

A Fundação já acionou medidas emergenciais, como a convocação de doadores por telefone, SMS e e-mail. Porém, o apoio da população é fundamental neste momento. Podem doar pessoas entre 16 e 70 anos, com boas condições de saúde e pesando, pelo menos, 50 quilos. O indivíduo deve estar alimentado, descansado e sem ingerir bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.

Na hora, o interessado precisa apresentar um documento com foto para permitir a identificação.

Um alerta importante vale para pessoas que tomaram a vacina contra o sarampo: é preciso aguardar pelo menos 28 dias para doar sangue. Por isso, a Fundação pede para que as pessoas doem antes de tomar a vacina.

A Pró- Sangue fica próxima a estação Clínicas do Metrô, na Avenida Doutor Enéas de Carvalho de Aguiar, nº 155 – 1º andar. Os interessados também podem procurar um outro posto de coleta pelo site da Fundação Pró-Sangue.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro