Febre amarela: Foliões devem tomar a vacina; organismo leva 10 dias para produzir anticorpos

  • Por Jovem Pan
  • 19/02/2019 06h35
Agência BrasilA vacina está disponível nos postos da rede pública de Saúde e é indicada para pessoas a partir dos nove meses de idade

Quem pretende passar o Carnaval em cidades principalmente do Sul e Sudeste tem até esta terça-feira (19) para tomar a vacina contra a febre amarela. Isso porque o organismo leva 10 dias para produzir os anticorpos contra a doença, garantindo a proteção.

A vacina está disponível nos postos da rede pública de Saúde e é indicada para pessoas a partir dos nove meses de idade.

A consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Rosana Richtmann, explicou quem não pode tomar a vacina: “gestantes, mulheres amamentando bebês com menos de seis meses, pessoas em tratamento de câncer, soropositivos para HIV e transplantados devem pedir recomendação médica”.

Na semana passada, o Ministério da Saúde reforçou a recomendação da vacina contra a febre amarela para as pessoas que moram ou pretender viajar para o Sul e o Sudeste do Brasil. Esse alerta foi feito já que há o registro de circulação do vírus nessas regiões.

Entre dezembro de 2018 e a janeiro deste ano, pelo menos 36 casos da doença foram confirmados. Nesse mesmo período, o país registrou oito mortes por febre amarela.

*Informações da repórter Natacha Mazzaro