Governo americano quer endurecer regras de concessão do “green card” para imigrantes

  • Por Jovem Pan
  • 03/08/2017 08h48 - Atualizado em 03/08/2017 10h56
EFE A ideia do republicano é repetir as experiências de Canadá e Austrália, que adotaram um sistema de migração com base no mérito

Donald Trump apresenta projeto de lei que concede o “green card” apenas para imigrantes altamente qualificados.

A ideia do republicano é repetir as experiências de Canadá e Austrália, que adotaram um sistema de migração com base no mérito.

A proposta precisa ser aprovada pelo Congresso e estabelece um sistema de pontuação para quem solicita o visto de residência permanente nos Estados Unidos. O presidente americano disse que esse sistema competitivo favorecerá candidatos que podem falar inglês, se sustentar financeiramente e ter habilidades que ajudam a economia.

Donald Trump destacou que a lei, que foi batizada de Raise, vai reduzir a pobreza e fazer com que os contribuintes economizem bilhões e bilhões de dólares.

No entanto, os países que inspiraram a ideia de Trump tinham uma realidade diferente de imigrantes.

De fato, os governos de Canadá e Irlanda priorizaram os imigrantes que trabalhavam no país para conceder o “green card”. Mas lá eles eram maioria dos solicitantes.

Nos Estados Unidos, a realidade é inversa. Em 2015, 64% das pessoas que receberam o visto pediram por já terem parentes na América e apenas 13% por razões profissionais.

*Informações do repórter Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.