Governo avança na direção de abrir um painel contra a China na OMC

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2018 08h16
Agência BrasilO ministro afirmou que estão em andamento as pesquisas para a abertura de um painel na Organização Mundial do Comércio contra barreiras impostas pela China

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que espera o posicionamento do Supremo Tribunal Federal sobre a tabela de fretes em vigor no país. A declaração acontece um dia depois que o ministro Luiz Fux afirmou que o plenário do STF deve julgar o mais rápido possível os questionamentos da indústria.

Blairo Maggi ainda completou que espera um preço mínimo, e não a garantia da remuneração de quem está na atividade.

O ministro afirmou que estão em andamento as pesquisas para a abertura de um painel na Organização Mundial do Comércio contra barreiras impostas pela China contra a carne de frango e o açúcar. A Câmara de Comércio Exterior pediu nesta segunda-feira que os ministérios se posicionem a respeito dos problemas. Blairo Maggi disse que daqui pra frente vai mudar a estratégia.

Em relação às exportações de carne suína para a Rússia, o ministro não foi tão otimista. Ele disse que mesmo com reuniões com o presidente Vladimir Putin e com o ministro da agricultura russo, ainda não há previsão de que o Brasil volte a exportar para esse mercado, o que é preocupante.

Na semana passada, a Associação Brasileira de Proteína Animal divulgou dados que mostram que sem a venda deste produto para a Rússia, as exportações de carne suína brasileira caem em cerca de 12%.

*Informações da repórter Nanny Cox