Governo de SP inaugura ‘hub’ de atendimento 24 horas a usuários de crack e outras drogas na capital
O governo do Estado de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 11, o Hub de Cuidados com Crack e Outras Drogas, no bairro do Bom Retiro, na região central da capital paulista. O centro ficará aberto 24h por dia e terá atenção especial em duas ações junto aos usuários de drogas da cracolândia, com acolhimento e monitoramento do paciente para posterior reinserção na sociedade. A capacidade do hub é de 700 atendimentos clínicos e 6 mil atendimentos sociais por mês, que são feitos em parceria com outros serviços públicos e assistenciais, como centros de reabilitação e comunidades terapêuticas. As internações podem acontecer por meio de agentes municipais da Prefeitura, do governo estadual, indicação de grupos sociais ou de forma espontânea. O hub será a porta de entrada dos pacientes para os serviços sociais e de saúde. Após um período breve de internação, os usuários deverão ser encaminhados para outros serviços municipais ou estaduais com maior capacidade de suprir as necessidades do paciente. O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), declarou que os atendimentos levarão em conta a individualização do paciente.
“Respeitará a singularidade de cada um. Terá 380 profissionais especializados em dependências químicas, abordagem nas cenas abertas de uso para os dependentes, principalmente de crack, e um acolhimento especial”, afirmou Ramuth. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, atualmente são cerca de mil usuários de drogas vivendo nas ruas da capital. Deste total, 53% estariam nesta situação a mais de cinco anos e 39% a mais de dez anos. Em meio às polêmicas que envolvem a abordagem da Prefeitura na cracolândia, Nunes afirmou que o assunto é cercado “hipocrisia” e precisa ser levado com seriedade: “Estamos diante de um assunto muito, muito, muito sério. Está chegando a hora que a gente precisa parar com os discursos e poder partir para a prática, igual estamos fazendo, e poder dar o atendimento, acolhimento e salvar as pessoas”. Em relação à segurança da região central, o vice-governador anunciou a instalação de 500 câmeras de inteligência, com reconhecimento facial e no raio de 7,5 km do centro, para a identificação dos usuários e traficantes que circulam no local.
[jp-related-posts ids=”1394560,1394176″]
*Com informações do repórter João Vitor Rocha
Assuntos
continue lendo
Brasil
Homem morre após cair de cadeira suspensa durante limpeza de prédio no centro de SP
Vítima, de 33 anos, trabalhava na limpeza das janelas quando o equipamento entrou em queda livre e atingiu o parapeito do edifício
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 6 dias
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 6 dias
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 1 semana
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 2 semanas