Governo deve destinar R$ 5 bilhões para comunidades afetadas pela barragem de Mariana
De acordo com o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, investimento visa recuperação da bacia do Rio Doce, além de indenizar as famílias atingidas e melhorar a infraestrutura local
![Folhapress](https://jpimg.com.br/uploads/2017/04/3270778395-lama-que-rompeu-barragem-e-composta-por-rejeitos-de-mineracao-e-ameaca-distritos-proximos-mariana-3-e1738161622149.jpeg)
Nesta quarta-feira (29), o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, anunciou hoje um investimento significativo de R$ 5 bilhões destinado a projetos que visam ajudar as comunidades afetadas pelo rompimento da barragem de Mariana. Este investimento tem como objetivo principal a recuperação da bacia do Rio Doce, além de indenizar as famílias atingidas e melhorar a infraestrutura local. Durante o anúncio, o ministro destacou que a aplicação dos recursos será discutida de forma transparente, com a participação de todos os envolvidos, garantindo que as necessidades das comunidades sejam atendidas de maneira eficaz.
Para assegurar essa transparência, será criado um Conselho Nacional de Participação Social, que terá a responsabilidade de acompanhar o acordo e a destinação dos recursos. A proposta de criação do conselho terá a participação dos movimentos sociais, que terão uma voz ativa em todo o processo. O governo planeja realizar uma caravana interministerial na bacia do Rio Doce ainda no primeiro trimestre deste ano. O objetivo dessa caravana é ouvir as comunidades locais e discutir a instalação do fórum e a gestão do fundo, que será administrado pelo BNDES.
As reuniões para definir os detalhes do projeto estão previstas para começar no início deste ano. O ministro Márcio Macedo enfatizou a importância da participação popular para atender a todas as demandas necessárias, considerando que a tragédia impactou significativamente a região de Minas Gerais até o Espírito Santo.
*Com informações de Luciana Verdolin
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.