INEP avalia ‘alternativas seguras’ para impressão de provas do ENEM

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2019 06h25
Eduardo Carmim/Estadão ConteúdoPara imprimir as provas, a gráfica possuía um sistema de segurança reforçado, o que é necessário para a nova empresa que vai executar a tarefa

O INEP garantiu que o Exame Nacional do Ensino Médio vai ocorrer em novembro deste ano. Após a gráfica responsável pela impressão da avaliação decretar falência, o Instituto declarou que avalia “alternativas seguras” para imprimir as provas. No entanto, questionado pela reportagem, o Instituto não respondeu quais são essas alternativas.

De acordo com o INEP, o cronograma do exame está mantido e as provas devem ocorrer em 03 e 10 de novembro.

A RR Donnelley era responsável pela impressão do ENEM desde 2009, quando venceu uma licitação. De acordo com o cronograma da empresa, o trabalho de impressão começaria no mesmo período das inscrições para o Enem, ou seja, em maio.

A empresa informou deixar de operar no Brasil devido às “atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional”. Funcionários da gráfica chegaram a protestar na manhã de terça-feira (02) contra a decisão.

Para imprimir as provas, a gráfica possuía um sistema de segurança reforçado, o que é necessário para a nova empresa que vai executar a tarefa.

Uma alternativa, em casos emergenciais, é o Inep conseguir uma dispensa de licitação para contratar outra gráfica e garantir a impressão a tempo da aplicação do Enem. Ainda não se sabe qual escolha será feita pelo Instituto.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto