Inep divulga gabarito oficial do Enem nesta quarta (14); resultado sai apenas em janeiro

  • Por Jovem Pan
  • 14/11/2018 07h05
Roosewelt Pinheiro/ABrO gabarito liberado nesta quarta fica disponível no site oficial do Enem. Já o resultado final dos candidatos, que inclui a nota da redação, será divulgado no dia 18 de janeiro do ano que vem

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga nesta quarta-feira (14) o gabarito oficial do Enem.

O documento traz as respostas corretas das 180 perguntas feitas aos estudantes, nos dois dias da prova.

O candidato vai poder conferir a quantidade de acertos, mas, mesmo assim, ainda não vai dar para saber qual foi a nota. Isso porque cada questão tem um peso diferente e o cálculo do resultado final é complexo.

O método usado no Enem é a TRI – a Teoria de Resposta ao Item. É um sistema “antichute”, que detecta, por exemplo, quando o estudante errou questões de um determinado nível, mas acertou outras muito mais difíceis. Isso pode indicar que ele não sabia a alternativa correta e escolheu uma delas, de forma aleatória.

Segundo o Inep, entre os 5,5 milhões de inscritos desta edição, 3,9 milhões fizeram a prova na íntegra, ou seja, compareceram nos dois dias.

O gabarito liberado nesta quarta fica disponível no site oficial do Enem. Já o resultado final dos candidatos, que inclui a nota da redação, será divulgado no dia 18 de janeiro do ano que vem.

*Informações do repórter Vitor Brown