IPVA em São Paulo ficará mais barato em 2020, aponta Fipe

  • Por Jovem Pan
  • 16/12/2019 07h47 - Atualizado em 16/12/2019 07h48
ESTADÃO CONTEÚDOO calendário de vencimento do IPVA começa no dia 9 de janeiro

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará, em média, 3,54% mais barato no ano que vem em São Paulo. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), esse foi o percentual médio de queda registrado nas vendas no varejo. O índice serve de parâmetro para o calculo do imposto.

O levantamento é referente a quase 12 mil marcas, modelos e versões de veículos diferentes. A pesquisa foi baseada nos valores de mercado de setembro de 2019, comparado com o mesmo mês do ano anterior.

Para o pagamento do IPVA, o contribuinte tem direito a três opções, como explica o diretor de Arrecadação, Cobrança e Recuperação de Dívida da Secretaria da Fazenda, Carlos Augusto Gomes Neto. “Os contribuintes que possuem automóveis, motocicletas, têm três opções para pagar no prazo. Em três parcelas, janeiro, fevereiro e março; à vista, em fevereiro, com valor cheio; ou em janeiro, com 3% de desconto a vista. Para quem se planeja, a última é a melhor forma de quitar seu IPVA”, garante.

O calendário de vencimento do IPVA começa no dia 9 de janeiro. Nesta semana, a Secretaria Estadual da Fazenda vai divulgar os valores venais dos veículos. O órgão espera arrecadar R$ 17 bilhões com o imposto em 2020.

Em São Paulo, 17 milhões e meio de automóveis recolhem o IPVA.

*Com informações do repórter Vinícius Moura