Jovens de 16 e 17 anos podem tirar título de eleitor sem agendar horários até sexta (10)
Até esta sexta-feira (10), jovens de 16 e 17 anos podem tirar o título de eleitor sem a necessidade de agendar horários. A iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral faz parte da “Semana do Jovem Eleitor”.
Para esse grupo tirar o título e ter o direito de votar, só é preciso levar o RG e um comprovante de residência recente para os postos da Justiça Eleitoral.
A campanha tem como objetivo aumentar a participação dos jovens nas próximas eleições, como explicou a porta-voz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Eliana Passareli: “essa semana é mais tranquila porque eleitor não precisa agendar atendimento. Foi pensada no sentido de incentivar a participação dos jovens”.
De acordo com dados do TSE, eleitores entre 16 e 17 anos representam atualmente pouco menos de 1% do eleitorado brasileiro. Nesta faixa etária, o alistamento eleitoral é facultativo.
Segundo Passareli, no Estado de São Paulo, esse grupo representa uma pequena parte do eleitorado: “número é muito pequeno, representa muito pouco do nosso eleitorado. 0,54% do nosso eleitorado em São Paulo. Ele vai vendo como isso funciona, como faz para melhorar o funcionamento da democracia. A participação do jovem é muito importante”.
Segundo o IBGE, o número de eleitores entre 16 e 17 anos equivale a aproximadamente de 30% do total de jovens nesta faixa etária.
*Informações do repórter Bruno Escudero
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.