Jundiaí passa a aceitar cartões de crédito e débito no pagamento das passagens de ônibus

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2017 07h23
Marcos Santos/USP ImagensA cidade é a primeira da América Latina a implementar o sistema. No mundo todo, apenas Londres contava com a tecnologia

Você já pensou em entrar no ônibus e pagar a passagem usando o cartão de crédito ou débito? Desde a última quarta-feira, isso já está acontecendo em Jundiaí, no interior de São Paulo.

A cidade é a primeira da América Latina a implementar o sistema. No mundo todo, apenas Londres contava com a tecnologia.

Funciona assim: passageiro aproxima o cartão de débito ou crédito da catraca e não precisa digitar a senha. O pagamento é automático.

Antes disso, é necessário checar se o cartão já possui a tecnologia contactless, que é identificada no plástico com um símbolo parecido com o sinal de wi-fi.

A recomendação é para que os usuários que não tenham um cartão com esse dispositivo façam o pedido aos bancos.

Até agora, a operadora Mastercard é a única que oferece o serviço.

Pelo fato de não exigir que o passageiro digite a senha na hora do pagamento, muita gente se pergunta se o sistema é seguro.

Se um criminoso roubar o cartão, ele poderia pagar a passagem.

Para evitar que isso aconteça, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, explica que todos os ônibus contam com um sistema de monitoramento facial.

Segundo o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, a tecnologia já está disponível em todos os ônibus da cidade.

A frota transporta, hoje, 110 mil usuários por dia.

*Informações do repórter Vitor Brown