Líder do Estado Islâmico aparece em vídeo de propaganda do grupo depois de cinco anos

Nas imagens, Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico declara que a batalha por Baghuz acabou

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2019 06h38
ReproduçãoComo se trata de material de uma propaganda, sua autenticidade não pode ser verificada de forma independente

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, apareceu em um vídeo de propaganda transmitido pela organização jihadista nesta segunda-feira (29).

A data não é conhecida e, como se trata de material de uma propaganda, sua autenticidade não pode ser verificada de forma independente.

Segundo a Associated Press, a suspeita é de que a gravação, que dura 18 minutos, tenha sido feita antes dos ataques realizados no Sri Lanka, que foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

Nas imagens, Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico declara que a batalha por Baghuz acabou, em referência a perda do território no leste da Síria no dia 23 de março. O líder terrorista diz ainda que o califado vai buscar vingança pela morte e pela prisão de seus militantes.

A última aparição dele em vídeo foi num sermão em que proclamava o califado numa mesquita em Mossul, no Iraque, cinco anos atrás, quando seu grupo estava em ascensão.

Dado como morto em várias ocasiões, Baghdadi já costumava publicar mensagens de áudio encorajando seus seguidores a continuarem sua chamada guerra santa.

Os Estados Unidos e a coalizão internacional consideram que o líder jihadista está vivo, embora assegurem que já não se trata de uma ameaça, uma vez que vive escondido.

*Informações da repórter Victor Moraes