Ministério da Cidadania lança programa de atividades físicas e culturais para idosos

  • 07/11/2019 07h20
Pierre Amerlynck/Freeimagesidosos andando no parque

O Governo Federal lançou um novo programa voltado aos idosos. O Ministério da Cidadania apresentou nesta quarta-feira (6) o Vida Saudável, que faz parte da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

O projeto incentivará a prática esportiva na terceira idade e o desenvolvimento social. A expectativa é que as ações cheguem a marca de 460 municípios que terão capacitação profissional e kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população da melhor idade.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, lembrou que os idosos vão viver cada vez mais e destacou a necessidade de políticas públicas. “Nenhum momento do ciclo da vida é tão importante o exercício físico quanto para os idosos. É porque, a partir daí, que ele mantem a vitalidade dos músculos, do organismo, do cérebro.”

A adesão ao programa depende da iniciativa das Prefeituras, que devem indicar o número de núcleos que pretendem implantar.

Durante a cerimônia, que contou com as presenças de diversos ministros, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, protagonizou uma cena inusitada.

Ao ser questionada sobre seus planos para curtir a terceira idade, ela não pestanejou e, em tom de brincadeira, disse que vai entrar num aplicativo de relacionamento a fim de procurar um marido. Um senhor na platéia imediatamente se levantou e se candidatou ao cargo.

“Vou namorar muito. Por falar nisso, a imprensa me adora. Estou procurando um marido e entrando no Tinder. Eu posso! Sou uma jovem senhora quase idosa. Esse é meu ano da sorte. Que alegria, é isso o que a gente quer!”

Damares brincou e pediu para a assessoria “pegar o currículo” do rapaz. O diálogo provocou risos entre os presentes, incluindo os colegas de Ministério.

*Com informações do repórter Daniel Lian