Ministério da Saúde vai ampliar vacinação contra gripe para todos os públicos na próxima segunda

  • Por Jovem Pan
  • 01/06/2019 08h30
DivulgaçãoCampanha será aberta para todos os públicos na próxima segunda-feira

Depois de cobrir quase todo o público-alvo, o Ministério da Saúde vai estender a vacinação contra gripe para o restante da população. A partir da próxima segunda-feira (3), qualquer pessoa pode ir aos postos de saúde e tomar a dose contra a Influenza.

A recomendação do ministério já foi enviada às secretarias de estados e municípios para evitar o desperdício das doses remanescentes da Campanha de Vacinação. Desde o dia 10 de abril, a ação ocorre em todos as unidades federativas e o Distrito Federal.

Foram priorizadas mais de 59 milhões de gestantes, mulheres em amamentação, crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, indígenas, professores, profissionais da saúde, segurança, salvamento e do sistema prisional. Também fizeram parte do público-alvo a população carcerária e pessoas com mais de uma patologia ao mesmo tempo.

A vacina é a forma mais eficaz de evitar a gripe e protege contra os três subtipos do vírus que circularam no último ano no Hemisfério Sul.

Até o dia 11 de maio, foram registradas 144 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pela influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, o subtipo predominante no Brasil foi o H1N1, que levou a 86 óbitos.

*Com informações da repórter Nanny Cox