Ministros visitam os EUA para tentar resolver impasse de crianças brasileiras que estão em abrigos

  • Por Jovem Pan
  • 05/07/2018 05h58
Reprodução/CBSRecentemente, o governo Donald Trump passou a separar crianças de pais que atravessaram ilegalmente a fronteira

Ministros brasileiros já estão nos Estados Unidos para tentar resolver o impasse a respeito das crianças brasileiras que estão em abrigos norte-americanos. O chanceler Aloysio Nunes e Gustavo do Vale Rocha, da pasta de Direitos Humanos, vão verificar de perto como estão alojados filhos de brasileiros separados dos pais na fronteira.

Os ministros ficam nos Estados Unidos até domingo (08), em compromissos que se concentram em Chicago, onde estão cerca de 50 crianças brasileiras.
Nesta sexta-feira (06), os ministros se reúnem com os integrantes da Rede Consular Brasileira na América do Norte. Vão estar presentes embaixadores e chefes dos consulados brasileiros nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Recentemente, o governo Donald Trump passou a separar crianças de pais que atravessaram ilegalmente a fronteira. Os menores foram encaminhados para abrigos espalhados pelo país.

No dia 20 de junho, o presidente norte-americano voltou atrás, mas manteve as detenções feitas até então, que atingiam cerca de 2,3 mil meninos e meninas de várias nacionalidades, inclusive do Brasil.

Na terça-feira (03), o Itamaraty fez críticas à política migratória de Donald Trump, dizendo que a prática é uma clara violação dos instrumentos internacionais de proteção a menores. O Ministério de Relações Exteriores afirmou que espera que os governo dos Estados Unidos revogue o mais breve possível a medida.

*Informações do repórter Afonso Marangoni