Morte de Teori Zavascki completa um ano nesta sexta-feira (19)

  • Por Jovem Pan
  • 19/01/2018 06h58 - Atualizado em 19/01/2018 06h59
EFE/FERNANDO BIZERRA JRO juiz era o relator dos processos da operação no Supremo Tribunal Federal e foi substituído por Luiz Edson Fachin

Morte de Teori Zavascki completa um ano nesta sexta-feira (19), e juristas e advogados citam mudanças de rumo na Lava Jato no STF.

O juiz era o relator dos processos da operação no Supremo Tribunal Federal e foi substituído por Luiz Edson Fachin.

Foi o magistrado que pediu ao juiz Sérgio Moro que enviasse à Corte as investigações que envolvessem o ex-presidente Lula na Lava Jato.

O coordenador do projeto “Supremo em Pauta” da Fundação Getúlio Vargas, Rubens Glezer, avaliou que a imagem dos ministros piorou em um ano: “significa não só a fragilização simbólica da Operação Lava Jato e também fragilização de como a população percebe o Tribunal”.

Ele citou ainda as decisões do ministro Gilmar Mendes que desagradam boa parte da população.

O doutorando em direito público pela UERJ, Ivar Hartmann, destacou que a morte Teori Zavascki afetou os rumos da Lava Jato: “a necessidade de se escolher novo ministro que, chegando em meio a tantos processos iniciados envolvendo o próprio partido do presidente da República. Novo ministro chegaria em situação de desconfiança da população”.

O professor Ivar Hartmann lembrou ainda que Teori Zavascki conseguia se blindar das pressões externas e evitava decisões que beneficiavam grupos isolados.

Em entrevista a Thiago Uberreich, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende investigados na Lava Jato, também lamentou: “ele era juiz na acepção pura da palavra e tinha grande conhecimento jurídico e percepção da sociedade. Como juiz ele faz falta enorme nesse momento difícil que passa o Poder Judiciário brasileiro”.

Kakay destacou que Teori Zavascki não se deixava levar pela “espetacularização”.

O ministro morreu há um ano em um acidente aéreo em Paraty, no Rio de Janeiro, e a desorientação do piloto é apontada como a causa.