MP-DF disponibiliza número de WhatsApp para recebimento de denúncias de crimes eleitorais

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2018 08h27
PixabayPoderão ser denunciadas compra de votos, transporte irregular de eleitores, coação, abuso de poder e propaganda eleitoral irregular

No domingo (28), o Ministério Público do Distrito Federal e territórios vai disponibilizar um número de celular para receber denúncias de crimes eleitorais pelo aplicativo WhatsApp.

O serviço estará disponível das 7h30 às 18h30. Poderão ser denunciadas compra de votos, transporte irregular de eleitores, coação, abuso de poder e propaganda eleitoral irregular. Além de denunciar, os eleitores também poderão, tirar dúvidas sobre o que é configura ou não crime eleitoral.

No DF, o Ministério Público preparou inclusive uma cartilha com informações sobe o que pode e o que não pode na disputa eleitoral. O número do telefone é 99291-5943. Vale lembrar, no entanto, que esse número é apenas para irregularidades no DF.

Para outras localidades, a Justiça Eleitoral já disponibilizou o aplicativo Pardal exclusivamente para denúncias. No dia das eleições, inclusive, será possível denunciar possíveis problemas até nas urnas eletrônicas.

A ideia inicial era que os mesários ficassem responsáveis por abastecer o aplicativo no próximo domingo, mas diante da reclamação dos TREs os eleitores também poderão fazer as reclamações.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações da repórter Luciana Verdolin