Municípios do País promovem ‘Dia D’ de combate ao Aedes nesta sexta (30)

  • Por Jovem Pan
  • 30/11/2018 06h27
Reprodução/FlickrDalton Pereira da Fonseca Jr, superintendente da SUCEN, que controla as epidemias, alertou a população para redobrar a atenção no Verão

Todos os municípios do país estão promovendo deste o último domingo (25), diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti como, por exemplo, visitas domiciliares, mutirões de limpeza e distribuição de materiais informativos.

O Dia D de combate ao mosquito é nesta sexta-feira (30). No total, 210 mil unidades públicas e privadas estão sendo mobilizadas, sendo 146 mil escolas da rede básica, 11 mil centros de Assistência Social e 53 mil unidades básicas de Saúde.

Dalton Pereira da Fonseca Jr, superintendente da SUCEN, que controla as epidemias, alertou a população para redobrar a atenção no Verão.

Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 3 de novembro foram notificados 224 mil casos de dengue em todo o país, uma pequena redução em relação ao mesmo período de 2017. O número de óbitos também foi menor.

Para Dalton Pereira, um dos fatores de controle da epidemia são os avisos através das redes sociais e o aplicativo Sigelu, que ajuda no combate ao Aedes, lançado no ano passado.

Também foram registrados, até o dia 3 de novembro, 81 mil casos de febre chikungunya – uma redução de 55% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os 7,5 mil casos prováveis de zika em todo o país representaram uma redução de 54% em comparação a 2017.

*Informações do repórter Victor Moraes