Não é solução mágica, mas traz inúmeras soluções, diz relator de pacote anticrime

  • Por Jovem Pan
  • 29/05/2019 08h45 - Atualizado em 29/05/2019 12h03
José Cruz/Agência BrasilRelatório sobre pacote anticrime de Moro ainda será avaliado por Rodrigo Maia

Será apresentado nesta quarta-feira (29) o relatório sobre o pacote anticrime do ministro Sergio Moro na Câmara. O relator do grupo de trabalho que analisa as medidas, o deputado federal Capitão Augusto Rosa (PSL-SP), conversou sobre o assunto com a bancada do Jornal da Manhã.

“Hoje a tarde vou disponibilizar esse relatório para o grupo de trabalho, pois ontem nós terminamos a última audiência. Na quinta-feira de manhã teremos uma reunião presencial. Se o relatório for consensual, encaminharemos para o Rodrigo Maia e ele tem duas opções: ou criar uma comissão especial para analisar o relatório ou levar diretamente para o Plenário, para ser votado a constitucionalidade.”

Esses dois cenários acontecem caso o grupo chegue a um consenso sobre o relatório. Caso haja divergência, ainda fica a dúvida do que fazer antes do encaminhamento para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Questionado sobre a eficácia do pacote anticrime na prevenção de rebeliões em presídios, como as mortes no Amazonas nesta semana, o deputado afirma que há poucos pontos que contemplam o assunto.

“O pacote não é solução mágica para a questão de segurança, isso é tão grave e complexo que, por exemplo não contemplamos a questão dos presídios neste pacote. Ele se refere especialmente a crimes hediondos, facções criminosas e a corrupção. O que ajuda nesse caso dos presídios é pela primeira vez uma legislação tratando sobre as facções criminosas, isso é uma inovação”, explicou.