No Brasil, Pompeo e Netanyahu conversam sobre supostas ameaças do Irã ao Oriente Médio
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se encontraram nesta terça-feira (1º) em Brasília. Em um almoço, eles conversaram sobre supostas ameaças do Irã à segurança do Oriente Médio.
De acordo com Netanyahu, a região está sofrendo ataques do Hezbollah, grupo xiita libanês que tem ligações com governo iraniano.
Após o encontro, o primeiro-ministro israelense declarou que, bloquear ataques do Irã, é um objetivo comum de Israel e dos Estados Unidos.
Outro assunto tratado no almoço, que aconteceu em um hotel na capital federal, foi a retirada das tropas norte-americanas da Síria. A decisão foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, há duas semanas.
Netanyahu se mostrou preocupado com os possíveis impactos da saída dos soldados da região. Em nota, o departamento de Estado norte-americano declarou que Mike Pompeo reiterou o compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel e o direito de autodefesa.
As duas autoridades estiveram no Brasil por ocasião da posse do presidente Jair Bolsonaro. Ambos disseram que têm o desejo de fortalecer as relações diplomáticas e econômicas com o novo governo brasileiro.
*Informações do repórter Afonso Marangoni
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.