No Brasil, Pompeo e Netanyahu conversam sobre supostas ameaças do Irã ao Oriente Médio

  • Por Jovem Pan
  • 02/01/2019 07h06 - Atualizado em 02/01/2019 08h30
Fernando Frazão/Agência BrasilDe acordo com Netanyahu, a região está sofrendo ataques do Hezbollah, grupo xiita libanês que tem ligações com governo iraniano

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se encontraram nesta terça-feira (1º) em Brasília. Em um almoço, eles conversaram sobre supostas ameaças do Irã à segurança do Oriente Médio.

De acordo com Netanyahu, a região está sofrendo ataques do Hezbollah, grupo xiita libanês que tem ligações com governo iraniano.

Após o encontro, o primeiro-ministro israelense declarou que, bloquear ataques do Irã, é um objetivo comum de Israel e dos Estados Unidos.

Outro assunto tratado no almoço, que aconteceu em um hotel na capital federal, foi a retirada das tropas norte-americanas da Síria. A decisão foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, há duas semanas.

Netanyahu se mostrou preocupado com os possíveis impactos da saída dos soldados da região. Em nota, o departamento de Estado norte-americano declarou que Mike Pompeo reiterou o compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel e o direito de autodefesa.

As duas autoridades estiveram no Brasil por ocasião da posse do presidente Jair Bolsonaro. Ambos disseram que têm o desejo de fortalecer as relações diplomáticas e econômicas com o novo governo brasileiro.

*Informações do repórter Afonso Marangoni