Nova campanha contra o câncer tenta derrubar tabus na discussão sobre a doença

  • Por Jovem Pan
  • 21/11/2018 06h43 - Atualizado em 21/11/2018 09h52
PixabayA mobilização deve ocorrer em diversas capitais e grandes cidades de todo o país com o objetivo de alertar para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado

Profissionais da Saúde preparam para o próximo domingo (25) a Ação Nacional de Combate ao Câncer. A campanha “Troque o Medo por Esperança” é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.

A mobilização deve ocorrer em diversas capitais e grandes cidades de todo o país com o objetivo de alertar para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Haverá atendimentos e aconselhamentos em diversos locais, com o objetivo de esclarecer os principais pontos da segunda doença que mais mata no Brasil.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Cláudio Quadros, destacou que a população pode ajudar na divulgação da iniciativa. Ele apontou ainda que a população precisa se informar sobre os tipos de sintomas e as formas de evitar o desenvolvimento da doença.

A ação ocorre em meio à campanha “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre os homens.

Para o oncologista Felipe Moraes, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer, a maior discussão contribui diretamente para o combate à doença. Ele alertou que para 2018, são esperados mais de 68 mil casos de câncer de próstata.

Contando os outros tipos da doença, o Instituto Nacional de Câncer estima que neste ano cerca de 600 mil pessoas sejam diagnosticadas no Brasil.

*Informações do repórter Matheus Meirelles