Nova ferramenta digital amplia a segurança em sites de e-commerce

  • Por Jovem Pan
  • 09/08/2018 07h06
PixabayPixabay

Para reduzir a preocupação com fraudes online, empresas de comércio eletrônico e outros tipos de companhias que tenham sites com área logada, poderão contar gratuitamente com uma nova ferramenta de segurança.

O Identific, desenvolvido pela Serasa Experian, possibilita a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente digital por meio de certificados digitais, como se fossem CPFs, CNPJs ou Notas Fiscais virtuais.

A tecnologia é regulamentada no país, dando mais segurança aos processos de login na internet, principalmente nos e-commerces.

No Brasil, segundo a BigData Corp., existem mais de 7,2 milhões de sites desprotegidos, nos quais, qualquer tipo de transação é arriscada, colocando em risco dados pessoais e bancários.

Maurício Baldassiano, diretor de certificação digital da Serasa Experian, explicou como os usuários podem identificar se o site acessado é seguro. Ele destacou ainda que muitos sites estão com os sistemas de certificados expirados, o que é ainda mais crítico, já que quando há o problema e um usuário tenta acessar a página, o navegador mostra uma página vermelha de erro com uma mensagem de que o endereço não é seguro, assustando o internauta.

Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigData Corp, apontou o objetivo da ferramenta Identific e ressaltou ainda que sites sem certificação digital podem ser prejudicados, pois terão os endereços nas últimas páginas de resultados em páginas de busca.

Para emitir o certificado digital, pessoas e empresas devem fornecer documentos que serão checados, além de comparecer a um posto de emissão para validação presencial da identidade digital.

Para maior segurança, o certificado digital é feito por meio da criptografia assimétrica, que possuem duas chaves, uma pública e outra privada.

*Informações do repórter Matheus Meirelles