PF deflagra operação contra fraudes em licitações em Abaetetuba, no Pará
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20), em parceria com o Ministério da Transparência, Controladoria-Geral da União e a Receita Federal, a Operação Hospitator em Abaetetuba, no Pará.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária em órgão públicos, empresas, escritórios de contabilidade e residências dos envolvidos.
O objetivo da investigação é apurar o desvio de recursos públicos federais destinados às áreas de educação, saúde e assistência social por meio de fraudes em licitações da Prefeitura de Abaetetuba entre 2009 a 2016.
A investigação apurou existir uma rede de empresas e escritórios de contabilidade que atuava, com servidores públicos, para vencer licitações de modo ilícito.
Segundo a Polícia Federal, cerca de 25 empresas estão envolvidas no esquema, várias ligadas à família da ex-prefeita, que receberam aproximadamente R$ 70 milhões do município. Todo o material apreendido será analisado e periciado na busca de evidências que confirmem os crimes.
*Informações do repórter Fernando Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.