Prazo para enviar declaração do IR termina na próxima segunda (30)
Faltando cinco dias para o fim do prazo, mais de 11 milhões de contribuintes ainda não enviaram as declarações do Imposto de Renda. A entrega é até a próxima segunda-feira, dia 30 de abril.
A Receita Federal espera receber 28,8 milhões relatórios, mas até agora chegaram 17,6 milhões, segundo o último balanço.
O auditor-fiscal da Receita, Valter Koppe, supervisor regional do Imposto de Renda em São Paulo, recomendou que o contribuinte envie o quanto antes: “embora os computadores da Receita estejam preparados para receber montante maior que o esperado nos últimos dias, o contribuinte pode ter congestionamento entre sua máquina e o servidor, falta de energia, ou até mesmo um erro que não consegue solucionar”.
Em São Paulo, os contribuintes têm a opção destinar uma parte do Imposto de Renda para o Fundo Estadual de Desenvolvimento Social.
Os recursos vão para os projetos ligados ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para doar, é só acessar o Resumo da Declaração, na hora do envio, e clicar em “Doações Diretamente na Declaração ao ECA”.
Depois, o contribuinte seleciona o Fundo Estadual de São Paulo e o CNPJ do Condeca será carregado automaticamente.
As doações ajudam várias instituições, como o Instituto da Oportunidade Social.
A Alecsandra Neri, gestora do instituto, disse que o dinheiro é muito importante: “a gente é mantido por empresas privadas e tem parceria com o Condeca para fazer projetos de incentivo fiscal”.
O contribuinte que não fizer a declaração ou entregar fora do prazo fica sujeito ao pagamento de uma multa. O valor varia de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.