Prefeitura: paulistanos não serão prejudicados após mudanças de bancos no recebimento do IPTU

  • Por Jovem Pan
  • 04/08/2017 07h19 - Atualizado em 04/08/2017 10h33
Os boletos poderão ser pagos normalmente pelos caixas eletrônicos, internet banking, telefone, aplicativos e nas casas lotéricas

Gestão Doria diz que paulistanos não serão prejudicados após bancos suspenderem recebimento do IPTU nos guichês de caixas. As agências do Banco do Brasil, Santander e Itaú já cancelaram este tipo de serviço e em setembro, o Bradesco também não terá mais o atendimento.

Os boletos poderão ser pagos normalmente pelos caixas eletrônicos, internet banking, telefone, aplicativos e nas casas lotéricas.

A mudança ocorreu após acordo das instituições bancárias com a Secretaria da Fazenda e pode gerar ganhos para o orçamento municipal.

O subsecretário do Tesouro Municipal, Luís Felipe Arelano, afirmou que foi opção dos bancos de não receber mais este tipo de pagamento na boca do caixa: “anualmente a Prefeitura faz uma negociação com todas as instituições bancárias para definir a tarifa de arrecadação que será cobrada da Prefeitura. Neste ano, a Prefeitura fez alteração que foi permitir que bancos optassem por se continuariam recebendo receitas municipais no caixa ou não. Por questão de custo, esse canal acabou se tornando caro ao longo do tempo”.

Entre os maiores bancos do País, somente a Caixa Econômica Federal vai continuar com o recebimento do IPTU nos guichês das agências.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, a medida poderá gerar uma economia de até R$ 2 milhões por ano.

*Informações do repórter Anderson Costa