Presidente do TSE faz balanço e afirma que 1º turno transcorreu ‘dentro da normalidade’
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Rosa Weber, afirmou neste domingo (07) que o primeiro turno das eleições de 2018 transcorreu “dentro da normalidade”. Ela destacou também o trabalho da Corte para entregar uma apuração “célere” e “ágil” para a população brasileira.
Rosa Weber também foi questionada sobre o papel do TSE no combate a conteúdo falso disseminado nas redes sociais e de declarações de que o resultado do primeiro turno não seria confiável.
Apesar de ser o candidato mais votado à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL) questionou a confiabilidade das urnas eletrônicas. Para ele, a vitória seria já na primeira etapa.
Segundo a presidente do TSE, a Justiça não pode impedir que o candidato expresse a opinião dele, mas que a Corte só reverá o resultado se houver uma impugnação formal. Ela ressaltou a confiança no sistema de votação eletrônica e repetiu que ele é auditável.
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que também participou da coletiva, destacou que as informações falsas, conhecidas como fake news, que foram disseminadas com o objetivo de prejudicar o processo, serão devidamente investigadas e punidas.
Ele também ressaltou o efetivo de cerca de 330 mil pessoas que atuou para garantir a seguranças das eleições e que no território nacional, não houve nenhum conflito grave.
Confira a cobertura completa das Eleições 2018
*Informações da repórter Natacha Mazzaro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.