Problemas de infraestrutura barram crescimento econômico no País
A dependência rodoviária ficou explícita com a greve dos caminhoneiros. Mas a infraestrutura deficitária não é novidade no Brasil. Dos 37 mil quilômetros de ferrovias, apenas 11 mil funcionam adequadamente. O gerente da Valec, estatal ferroviária, Francisco da Costa, ressaltou que o governo depende do capital privado.
Atrasos e trechos inacabados geram altos prejuízos, R$ 12 bilhões anuais somente na ferrovia Norte Sul. O consultor Frederico Bussinger defendeu o modelo privado norte-americano.
O Governo federal quer estender os contratos privados por mais 30 anos. O Ministério Público Federal contestou a legalidade. O presidente da Associação da Indústria Ferroviária, Vicente Abate, confia numa reação do setor.
Os trens deveriam carregar cargas em geral e não apenas minério de ferro e grãos, ressaltou o secretário da Associação dos Transportes Ferroviários, Jean Pejo.
Os setores produtivos reclamam que a infraestrutura retira a competitividade nacional, em um país marcado por altos impostos e excessos tributários.
*Informações do repórter Marcelo Mattos
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