PT deve oficializar Fernando Haddad como substituto de Lula nesta terça

  • Por Jovem Pan
  • 11/09/2018 06h17
EFE/Fernando Bizerra JrA expectativa é que seja oficializada ainda nesta terça a chapa encabeçada pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, com Manuela D'Ávila, do PCdoB, como vice

Termina nesta terça-feira (11) prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral para o Partido dos Trabalhadores apresentar o substituto de Lula na corrida à Presidência da República.

Pedidos da defesa do petista foram encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal na tentativa de prorrogar o prazo para a apresentação do presidenciável. Ao todo, foram 25 dias de inúmeros recursos que tentavam suspender a inelegibilidade do ex-presidente.

A expectativa é que seja oficializada ainda nesta terça a chapa encabeçada pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, com Manuela D’Ávila, do PCdoB, como vice.

No entanto, internamente os petistas enfrentam um impasse. Uma ala ligada à presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann, tenta adiar o máximo possível a substituição. Já aliados de Haddad querem que a troca seja oficializada o quanto antes, para que ele possa começar a fazer campanha e participar de debates.

Em evento da militância do PT na capital paulista, na noite desta segunda-feira (10), o ator Sérgio Mamberti leu uma carta escrita por Lula. Na declaração, o ex-presidente não citou Haddad como seu substituto, mas disse que o ex-prefeito de São Paulo é o seu porta-voz: “minha voz é a voz de Fernando Haddad e de todos os companheiros em nossa jornada destemida para resgatar a dignidade nacional em todos os rincões do país”.

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral tem reclamando da insistência do PT no nome de Lula. Outro motivo que contraria os magistrados do TSE é a veiculação de vídeos promovendo o ex-presidente no horário eleitoral.

A expectativa é que anúncio da troca de Lula por Fernando Haddad seja discreto e aconteça após a reunião da Executiva Nacional do PT, em Curitiba, nesta terça-feira.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações do repórter Afonso Marangoni