PT faz convenção nacional podendo ter Manuela D’ávila como vice na chapa de Lula

  • Por Jovem Pan
  • 04/08/2018 08h24 - Atualizado em 04/08/2018 08h32
Ricardo Stuckert/Instituto Lula Lula vetou a confirmação de Manuela D'Ávila como vice durante convenção do PT e promete desafiar o TSE

O PT pode ter como vice na chapa presidencial a deputada Manuela D’Ávila, do PCdoB. No momento, ela é candidata ao Planalto pelo partido comunista, mas pode acabar retirando o nome da disputa para ser companheira de chapa do ex-presidente Lula.

Manuela é vista pelos petistas como o nome ideal. O partido estudava indicar a deputada gaúcha como vice já na convenção nacional, que acontece neste sábado, em São Paulo. Porém, a escolha foi vetada pelo próprio Lula.

Ele prefere que a confirmação só venha perto do prazo de registro da candidatura, o dia quinze de agosto. Após visitar o ex-presidente na prisão, nesta sexta, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse que a legenda ainda não definiu o vice. A determinação de Lula à direção do PT contrariou os advogados dele, que citam uma manifestação do TSE, que diz que a chapa deveria e formar até segunda-feira.

Na visão do líder petista, essa não seria uma mudança na lei. O tema divide advogados e dirigentes do partido. O PT também avalia indicar como vice Fernando Haddad ou Jaques Wagner, cotados para substituir Lula, que deve ter a candidatura impugnada pelo TSE. Outra opção é indicar um nome para despistar sobre quem possa ser o plano B do partido.

*Com informações do repórter Levy Guimarães

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.