Quase 60% dos brasileiros estão cumprindo o isolamento social

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2020 10h01
André Cyriaco/Estadão ConteúdoGoiás é o que está respeitando mais as recomendações das autoridades: 65% da população está praticando o distanciamento

Quase 60% dos brasileiros estão cumprindo o isolamento social, segundo um levantamento que faz parte de um índice criado pela empresa de softwares In Loco em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Para chegar a esta porcentagem, a plataforma coleta dados de 60 milhões de celulares de todo o Brasil que possuem aplicativos que obtêm dados de localização dos usuários.

De acordo com as informações, levando em consideração todo o território nacional, no início de março o nível de isolamento era de 22,3%.

No dia 15, o número subiu para 51,3%, e, no dia 31 de março, 58,3% das pessoas analisadas ficaram em casa. Até agora, o pico do isolamento foi no dia 22 de março: 69,6%.

O médico infectologista Leonardo Weissmann, que é consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, defende que para “achatar a curva” dos casos de coronavírus é necessário que só saia de casa quem realmente precisa.

Grau de distanciamento nos estados

Em todos os estados, mais da metade da população está ficando em casa. Goiás é o que está respeitando mais as recomendações das autoridades: 65% da população está praticando o distanciamento.

Depois vêm Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Ceará. Em São Paulo, que tem a maior população do país, o índice chega a 59,1%. 59,6% dos fluminenses estão em casa e 57,2% dos mineiros também estão respeitando as recomendações. Já o estado com menos pessoas em casa é o Tocantins: 51,2%.

* Com informações do repórter Afonso Marangoni