Rajoy exige que presidente da Catalunha suprima projeto de declaração de independência

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 05/10/2017 09h36 - Atualizado em 05/10/2017 09h36
  • BlueSky
EFE/Fernando Alvarado EFE/Fernando Alvarado Para Rajoy, esse retorno à legalidade deve acontecer também por cumprir, "como fazem todos os cidadãos", os preceitos legais

O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, exigiu nesta quinta-feira do presidente da região da Catalunha, Carles Puigdemont, que suprima “o mais breve” o seu projeto de uma declaração unilateral de independência, porque “se evitarão males maiores”.

“Tem uma solução? Sim, e a melhor é a volta imediata à legalidade e a afirmação o mais breve possível de que não vai haver uma declaração unilateral de independência”, disse Rajoy em uma entrevista à Agência Efe.

A entrevista foi feita depois que Puigdemont insistiu ontem à noite em que não vai renunciar a seus objetivos separatistas, apesar de pedir também uma mediação, após o referendo do dia 1 de outubro nessa região.

Para Rajoy, esse retorno à legalidade deve acontecer também por cumprir, “como fazem todos os cidadãos”, os preceitos legais.

“Isso é o que toda a sociedade está pedindo, os editoriais dos jornais, os empresários, os sindicatos e milhões de catalães”, acrescentou.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.