Receita Federal alerta que não envia e-mails sobre malha fina a contribuintes

  • Por Jovem Pan
  • 19/02/2019 06h30
Arquivo/Agência BrasilO órgão ressalta que não envia e-mails sobre a malha fiscal e não autoriza nenhuma instituição a mandar mensagens em seu nome

A Receita Federal alertou nesta segunda-feira (18) sobre um e-mail falso usando o nome da instituição. A mensagem diz que o contribuinte caiu na malha fina e o orienta a clicar em um link que, supostamente, levaria a um relatório sobre o Imposto de Renda 2018.

O órgão ressalta que não envia e-mails sobre a malha fiscal e não autoriza nenhuma instituição a mandar mensagens em seu nome. A Receita Federal ainda esclarece que mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus podendo causar danos ao computador do usuário.

Como o e-mail abre a possibilidade de “entrega de documentação”, há ainda o risco de exposição de dados pessoais do cidadão, o que pode facilitar os mais diversos tipos de fraudes.

Para saber se o contribuinte caiu na malha fina, ele deve acessar o site da Receita Federal e buscar pelo Extrato da declaração. Na seção “Pendências de malha” do extrato, o contribuinte pode identificar se a declaração está retida na malha fina ou se há alguma pendência que possa ser regularizada.

*Informações da repórter Natacha Mazzaro