Setor de telecomunicações prevê mais de 500 mil demissões caso veto à desoneração da folha não seja derrubado
O setor de telecomunicações prevê mais de 500 mil demissões a partir do ano que vem caso o veto do presidente Jair Bolsonaro sobre a desoneração não seja derrubado pelo Congresso Nacional. O governo vetou a prorrogação do benefício até dezembro de 2021, e agora, ele pode durar apenas até o fim deste ano. A desoneração sobre a folha de pagamento vale para 17 setores da economia. Segundo a presidente da Feninfra, Federação Nacional de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e Informática, Vivien Suruagy, o setor pode ser um dos mais afetados. Ela aponta que cerca de 350 mil trabalhadores de call center e 200 mil de infraestrutura podem ser demitidos, além de 450 mil na área de Tecnologia da Informação deixando de ser contratados. Vivian Suruagy considera um risco a manutenção do veto.
[jp-related-posts ids=”980840,980339,979850″]
De acordo com a presidente da Feninfra, o setor de telecomunicações paga anualmente R$ 60 bilhões em tributos, com a média de tributação chegando a 47,5%. Sobre a reforma tributária, Vivien Suruagy é contra qualquer aumento de alíquota. O veto à desoneração das folhas salariais deve ser analisado pelos deputados e senadores no dia 30 de setembro. Para ser derrubado, é necessário o voto da maioria dos parlamentares das duas Casas. Para ganhar tempo, o governo vem conseguindo adiar a votação junto ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, mas sabe que o cenário mais provável é de derrota.
*Com informações do repórter Levy Guimarães
Assuntos
continue lendo
Política
Quais integrantes da família Bolsonaro já foram eleitos para cargos públicos
Família ampliou presença institucional em 2026, quando quatro integrantes conquistaram vagas no Congresso além da trajetória política de Jair e Flávio
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 12 horas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 1 semana
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 1 semana
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 3 semanas