Defesa Civil promove dia D de Redução de Desastres em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 08/10/2019 08h32
MAíRA COELHO/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDODentre a programação está a simulação de evacuação de escolas, descarrilhamento de trens e rompimento de barragens

A Defesa Civil do Estado de São Paulo vai promover nesta quarta-feira (9) o dia D da Semana Nacional de Redução de Desastres. O objetivo é aperfeiçoar ações dos órgãos que atuam nas mais diversas ocorrências, além de preparar a população para elas.

É o que explica o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Walter Nyakas Junior. “Tem pessoas que moram próximas de encostas, então o risco vai ser com deslizamento. Outras pessoas moram em áreas possivelmente alagáveis, vão ter essa problemática também. Então o objetivo maior é fazer com que essas pessoas, que não tem possibilidade de sair daquela localidade, busquem a convivência com ela.”

Entre as ações que serão desenvolvidas nesta data estão simulações, palestras e a distribuição de materiais educativos. O secretário Walter Nyakas Jr contou como serão esses exercício simulados. “Evacuação de escolas, descarrilhamento de trens, rompimento de barragens. Serão diversos exercícios que envolvem os órgãos de emergência e a comunidade com o preparo dela.”

No site da Defesa Civil consta toda a programação de atividades que serão desenvolvidas na quarta-feira, dia D da Semana Nacional de Redução de Desastres. Qualquer cidadão pode participar.

*Com informações da repórter Nicole Fusco