STF mantém Moraes, Dino e Zanin em julgamento dos atos do 8 de Janeiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última terça-feira (15) manter os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin no julgamento das denúncias de tentativa de golpe. A decisão foi tomada após a maioria dos ministros rejeitar recursos apresentados pela defesa de Felipe Martins, ex-assessor internacional, que solicitava o afastamento dos ministros e do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A defesa alegava que os ministros teriam interesses pessoais no caso, mas o STF não encontrou motivos para retirá-los do julgamento, que está em tramitação e dividido em núcleos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O único voto divergente foi do ministro André Mendonça, que considerou que Alexandre de Moraes poderia ser suspeito por ser uma possível vítima da tentativa de golpe. Felipe Martins faz parte do núcleo dois da denúncia, composta por ex-assessores e aliados de Jair Bolsonaro, acusados de tentar manter o ex-presidente no poder ilegalmente após as eleições de 2022. O julgamento deste núcleo está marcado para os dias 22 e 23 de abril. Até o momento, apenas o núcleo um foi julgado, tornando réus Bolsonaro e sete outras pessoas, incluindo generais e militares da reserva.
*Com informações de Aline Beckety
[jp-related-posts ids=”1912833,1912513,1912067″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Política
Moraes determina bloqueio de até R$ 6 bilhões do advogado Willer Tomaz
Decisão inclui quebra de sigilos e suspensão das atividades das empresas do advogado, investigado por suspeita de lavagem de dinheiro ligada a bets
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 13 horas
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 15 horas
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 3 dias
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 2 semanas