Temer vai a Roraima nesta quinta para vistoriar abrigos construídos para receber venezuelanos

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2018 07h17
Antônio Cruz/Agência Brasil Algo em torno de 12 mil imigrantes cruzam a fronteira todos os meses

O presidente Michel Temer embarca na manhã desta quinta-feira (21) para Roraima onde vai vistoriar abrigos no Estado que foram construídos para receber os venezuelanos que fogem dos problemas do país vizinho.

Vai ouvir muitas reclamações e cobranças por parte das autoridades locais. O problema é que algo em torno de 12 mil imigrantes cruzam a fronteira todos os meses. O que já traz problemas para a capital do Estado Boa Vista, que recebe mensalmente, cerca de 2.700 pessoas.

A prefeita da capital, Teresa Surita, admitiu que os serviços públicos correm o risco de entrar em colapso. Ela explicou que a população local também está preocupada.

Existem problemas com relação à cultura e à língua, muitos são extremamente pobres e acabam ocupando espaços públicos, trazendo transtornos para a cidade.

A prefeita, no entanto, deixou bem claro, que os venezuelanos são pacíficos, não se envolvem em atos de violência, mas não gostam muito de dar seus dados pessoais. Hoje já existem em Boa Vista oito abrigos ativos na cidade, que atendem a 3.600 venezuelanos. Dois novos abrigos estão em construção.

Teresa Surita cobra apoio do Governo federal principalmente para a interiorização dos imigrantes e admite que o problema é que como problema se repete mês após mês, a reclamação já não é mais novidade e quem está longe não consegue avaliar o tamanho do problema.

*Informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.